Músicos catarinenses participam de congresso internacional em modalidade virtual

SOBRE O EVENTO

Início: 11/01/2021 00:00
Fim: 17/01/2021 00:00
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=1odpNnd3av8

Músicos catarinenses participam de congresso internacional em modalidade virtual

Encontro acontece no Chile há mais de 20 anos, com presença de delegação da Grande Florianópolis

 

Fazer música em público ficou ainda mais difícil no momento atual, com a pandemia de coronavírus assolando o planeta. E encontros internacionais, com fronteiras fechadas, tiveram que ser adiados. Ou, pelo menos, adaptados. Foi o que aconteceu com o Encontro Internacional de Jovens Músicos da Cidade de Viña del Mar, no Chile. Promovido pela Fundación Jóvenes Músicos, ele acontece em todo verão na cidade chilena desde 1997, com participação de músicos do próprio país e de delegações de Argentina, Peru e Brasil. Nesse ano, a sua 24ª edição será feita de forma completamente virtual, dos dias 11 a 17 de Janeiro, e um grupo de músicos de Santa Catarina vai participar dessa empreitada.

 

 

O grupo de aproximadamente oitenta músicos, entre alunos e professores de Florianópolis e de projetos em cidades da região metropolitana como São José e Tijucas, é capitaneado pelo Maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira junto a pais de alunos. Vieira participa desse intercâmbio com músicos chilenos desde os anos 1990. Acostumado a organizar estadias de hotel e viagens de ônibus de mais de 50 horas com músicos há mais de três décadas, o regente de 77 anos teve a sua preparação para o evento modificada. Dessa vez, ele tem orientado os músicos com as tecnologias de gravação e das futuras aulas, que serão ministradas em videoconferência.

“Originalmente, o encontro consiste em uma semana de ensaios de três orquestras de níveis diferentes, com ensaios para cada instrumento e de conjunto”, explica Vieira. “E durante a programação, aconteciam apresentações em locais variados, como parques, teatros, praças pela cidade, que desta vez vão estar no mundo virtual”. Isso porque, ao final dos ensaios por videoconferência, haverá uma edição das gravações que cada aluno vai enviar para a direção do Encontro. Com esse material serão feitos vídeos de músicas orquestrais, disponibilizadas para o público ao final desse mês.

E, como uma amostra do potencial dos alunos envolvidos antes do congresso acontecer, estão sendo produzidos no momento os vídeos de duas músicas: a famosa dança da Ratoeira e a canção Serenô (de Antônio Almeida), que tiveram um arranjo todo especial do maestro Vieira. O resultado será divulgado ao longo do fim de semana, logo antes do evento.

 

Serviço: Encontro Internacional de Jovens Músicos de Viña del Mar.

Quando: De 11 a 17 de janeiro, online.

Contatos: 

Maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira - maestrovieira@gmail.com - 48 99991-0270

Márcia Bittencourt - Mãe proveniente da região de Tijucas que atua na organização da delegação brasileira - 48 99828-9074.

Organização do Congresso no Chile - contacto@jovenesmusicos.cl - (+569) 92395569.